- Área: 1342 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ernesto Monsalve Pino
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Sanicoc, Vertin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio ao auge das casas adaptadas para o uso de lares gerontológicos, nasce a Casa Gerontológica HG, um edifício projetado exclusivamente para o conforto e segurança das pessoas da terceira idade.
Assim, uniu-se as necessidades dos idosos com um desenho moderno e eficiente, utilizando energias renováveis e tratamento de água para torná-lo amigável com o ambiente.
Assim como em outras obras do escritório R+B Diseño Experimental, o edifício HG foi projetado buscando minimizar seu impacto ambiental, motivo pelo qual conta com uma estação de tratamento para reutilização de águas cinzas das pias, sanitários e para regar os jardins e paredes verdes.
Além disso, o edifício conta com energia solar para o aquecimento de água, bombas de calor para a climatização da piscina, iluminação LED e um desenho aberto que aproveita ao máximo a luz solar e permite uma circulação natural de ar em cada espaço.
Em seu interior são criados espaços com alturas que variam de 2,5 a 2,7 metros, dando uma sensação de amplitude que percorre todo o edifício e, eventualmente, encontra as paredes verdes, que percorre tanto o exterior como o interior de HG e ocupa cerca de 85 metros quadrados das paredes do edifício, servindo como filtro natural de ar e regulador de temperatura e umidade nos interiores.
Em termos estéticos, a fachada é interrompida para criar movimento e é atravessada por uma parede viva que a acompanha verticalmente. Conta com uma fachada dupla que atua como uma câmara de ar que regula a temperatura buscando maior conforto em seu interior. Para tornar isso possível, foram escolhidos painéis que proporcionam o isolamento térmico e acústico demandado por uma edificação com estas características, transformando-se em uma segunda pele ideal da construção e aproveitando sua flexibilidade para criar uma fachada imponente no entorno do bairro, um referencial arquitetônico da região.
Os interiores do projeto se transformam em pontos de referência para a localização de seus residentes, ao ter uma cor diferente (tanto nas paredes, quanto na vegetação da parede verde interna) em cada pavimento.
O programa do edifício inclui espaços para recreação e saúde como as áreas úmidas (piscina e jacuzzi), consultório médico e salas de terapia, dormitório de enfermeiras e espaços projetados para hidroterapia e exercícios físicos, além da sala fitness, a sala de leitura, a sala de massagem e o teatro.
Cozinha, sala de jantar, oratório, jardim frontal e a varanda proporcionam espaços destinados ao desenvolvimento de atividades em grupo e ao ar livre, que facilitam a socialização dos residentes, rodeados por jardins, espelhos d'água e natureza.
Todos os dormitórios do projeto estão equipados com tecnologia de ponta para a comunicação e o monitoramento dos residentes, e amplos banheiros com chuveiros para hidromassagem.
HG se apresenta como uma demonstração de que este tipo de equipamento ainda deve ser muito explorado, e pode ser uma combinação de desenho, sustentabilidade e eficiência.
Texto por: D.I. María Paola Rodríguez D.